FAQ

QUE TIPOS DE CARTÕES SÃO ACEITES PARA PAGAMENTOS?

Pode pagar com cartão de crédito (Mastercard, visa e American Express) ou
cartão de débito, contudo esse último serve apenas para o pagamento do aluguer não sendo válido/aceite para a cativação do depósito caução (franquia).

POSSO LEVANTAR A VIATURA QUE RESERVEI FORA DO HORÁRIO DA ESTAÇÃO?

Depende da estação e sujeito a disponibilidade. Será aplicada uma taxa extra (taxa horária). Deverá entrar em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente, ou mesmo através do chat disponilizado neste site, para podermos clarificar se será possível ou não.

QUAIS OS DOCUMENTOS QUE TENHO DE APRESENTAR PARA PODER LEVANTAR A VIATURA?
  • Passaporte ou cartão de identificação (BI ou CC) em vigor;
  • Carta de condução (válida);
  • Cartão de crédito em nome do condutor principal;
  • Voucher de reserva (se aplicável).
POSSO ALUGAR UM SUPORTE PARA O TEJADILHO DO CARRO (EX: TRANSPORTAR BICICLETAS)?

Sim, mas ficará dependente do modelo da viatura alugada pois nem todos suportam esta característica. Ficará também sujeito a disponibilidade dos suportes além do que será aplicada uma taxa diária extra.

EXISTE ALGUMA FORMA DE ELIMINAR A FRANQUIA?

Adquirindo o nosso pacote de seguros Gold é possível reduzir a franquia para zero (0) em caso de acidente ou danos desde que estes não sejam considerados um ato negligente de condução.  Consulte a alinha “o que é o depósito caução e quanto terei de deixar” para perceber que mesmo com a aquisição do pacote de seguros Gold será necessário efetuar um depósito de caução mínimo no valor de €300.

QUAL O VALOR DA FRANQUIA?

O valor da franquia depende do grupo de veículo alugado.
Cativação da franquia (1) desde €845,00 (conforme grupo reservado).
Montante responsabilidade do cliente (2) desde €845,00 (conforme grupo
reservado)

(1) é o valor bloqueado no cartão do cliente no início do aluguer
(2) é o montante máximo cobrado no caso de se registarem danos no veículo,
excetuando-se casos de negligência.

VEJA OS NOSSOS TERMOS & CONDIÇÕES

O QUE É A FRANQUIA E PARA QUE SERVE?

A franquia é o valor máximo (2), que o cliente poderá ter de pagar em casos de novos danos no veículo alugado.
Ao assinar o contrato de aluguer é cativada a totalidade da franquia (1), no cartão de crédito do condutor vinculado ao mesmo. Se na devolução do veículo não existirem novos danos, o montante cativado é desbloqueado.  Caso devolva o veículo com novos danos, cobraremos o valor orçamentado/tabelado da reparação + taxas de paralisação de viatura, podendo este valor chegar ao máximo da franquia (exceto em casos de negligência onde qualquer cobertura adquirida fica sem efeito ficando o cliente responsável pelo pagamento da totalidade da reparação).

(1) retenção mínima a partir de €845,00 (conforme grupo reservado)
(2) montante da responsabilidade do cliente a partir de €845,00 (conforme grupo reservado)

PODEM RETER A MINHA CAUÇÃO COM UM CARTÃO DE DÉBITO?

NÃO. De momento não é possível cativar a franquia num cartão de débito.

O QUE DEVO FAZER SE JÁ ADQUIRI UM SERVIÇO DE COBERTURA ADICIONAL A OUTRA COMPANHIA?

Neste caso é importante ter em conta que esta cobertura não é da responsabilidade da Wayzor. Como tal, terá que na mesma ser cativado o valor da franquia ou contratar a nossa cobertura adicional.

Caso o veículo sofra algum dano, durante o aluguer, terá que pagar o valor dos danos, na integra, à Wayzor e reclamar junto da companhia onde adquiriu a cobertura extra a devolução dos valores pagos.

COMO POSSO SABER QUAL O TIPO DE COMBUSTIVEL QUE A VIATURA QUE ALUGUEI CONSOME?

No relatório de check-out do veículo poderá encontrar o tipo de combustível que este consome. Além disto todos os veículos, da frota Wayzor, estão etiquetados na tampa de combustível com o tipo respetivo que deve ser inserido.

Caso se engane no combustível que colocou na viatura, não arranque e contacte imediatamente o departamento de assistência em viagem. Atenção que este é considerado um ato de negligência e anula qualquer tipo de cobertura que tenha adquirido (mesmo o seguro Gold). Caso seja necessária deslocação de uma equipe de assistência em viagem, da Wayzor, poderão ser aplicadas taxas de deslocação.

COMO É CALCULADO O PREÇO DO COMBUSTIVEL EM FALTA?

O cálculo dependerá de vários fatores: o preço de mercado do combustível, do modelo de veículo entregue, da capacidade do depósito e do tipo de
combustível recomendado pelo fabricante do veículo.
Sob o combustível em falta aplica-se uma taxa de serviços de reenchimento de €15,00.

CUSTO DO COMBUSTIVEL EM FALTA = combustível em falta + €15,00 de taxa.

QUAL É O VALOR DA COBERTURA ADICIONAL?

O valor da cobertura adicional depende do grupo reservado. Para mais informações consulte a nossa tabela de coberturas adicionais ou contacte os nossos serviços de apoio ao cliente.

TENHO QUE APRESENTAR O COMPROVATIVO DE RESERVA AO IR BUSCAR O VEÍCULO?

Sim será sempre melhor apresentar o comprovativo de reserva ou o voucher se este tiver sido emitido.

POSSO CONTRATAR UM CONDUTOR ADICIONAL?

Sim, pode contratar condutores adicionais, contudo aplica-se uma taxa (única) de €25,00 por condutor. Essa opção pode ser formalizada tanto no ato da reserva como na estação de levantamento ou mesmo durante o decorrer do aluguer. É necessário que todos os condutores apresentem documentação válida.

COMO DEVO PROCEDER SE TIVER UMA AVARIA/PROBLEMA COM A VIATURA?

Deve de imediato contatar os nossos serviços de assistência em viagem cujo número se encontra no contrato de aluguer.

Neste contacto deve ser claro a identificar qual a avaria/problema que a viatura apresenta bem como a sua localização no momento caso seja necessária deslocação de uma equipa de assistência em viagem.

Atenção que algumas situações podem ser consideradas atos de negligência e poderão ser aplicadas taxas de deslocação (ex.: bateria em baixo devido às luzes terem ficado ligadas durante período de repouso da viatura).

COMO DEVO PROCEDER EM CASO DE SINISTRO?

Mantenha-se calmo, se houver feridos chame de imediato a ambulância. As autoridades policias devem ser chamadas ao local de modo a levantarem o auto da ocorrência depois deve, em conjunto com o outro condutor, preencher a declaração amigável de acidente automóvel (DAAA).

Deve reportar o acidente à Wayzor e entregar na estação toda a documentação relacionada com o sinistro (DAAA e auto de ocorrência).

Caso não reporte o acidente e/ou não preencha a declaração amigável de acidente automóvel todos os custos do acidente serão imputados a si mesmo na eventualidade de ter adquirido coberturas extras pois esta é considerada um ação negligente.

POSSO ESCOLHER O MODELO DE CARRO OU TER A CONFIRMAÇÃO DO VEÍCULO QUE PRETENDO?

A Wayzor só confirma a categoria de veículo e não o modelo. O modelo do veículo de cada grupo serve apenas como referência. Contudo faremos sempre todos os esforços para garantir que seja o modelo característico do grupo selecionado.

EXISTE ALGUM LIMITE DE QUILÓMETROS NOS ALUGUERES?

De momento todas as nossas tarifas são com quilómetros ilimitados.

O QUE TEREI DE PAGAR EM CASO DE DANOS?

Se ocorrer um novo dano, da sua responsabilidade, durante o aluguer, ser-lhe-á debitado o montante correspondente à sua reparação até ao valor máximo da franquia. Atos de negligência invalidam qualquer cobertura adquirida ficando o cliente responsável pelos danos até ao valor total da viatura (valor comercial na data da mesma).

POSSO SOLICITAR A EXTENSÃO DO MEU CONTRATO?

É possível estender a duração do aluguer aquando do levantamento ou durante o próprio aluguer. Deve contatar ou dirigir-se à estação de aluguer mais próxima. A extensão está sujeita à disponibilidade da viatura e pagamento adicional.

MULTAS DE ESTACIONAMENTO E VIOLAÇÕES DO CÓDIGO DA ESTRADA, COMO SE PROCESSAM?

Multas de estacionamento e qualquer violação do código da estrada são da responsabilidade do alugador (condutor vinculado no contrato de aluguer), que as deve liquidar antes de devolver a viatura. Multas recebidas pela Wayzor, após o término do aluguer, será o titular do contrato identificado juntos das entidades competentes.

Poderão ser aplicadas taxas de gestão de multas caso a Wayzor seja solicitada a intervir no processo de regularização destas.

OBJETOS PERDIDOS, COMO RECUPERAR?

Se necessitar de contatar a Wayzor relativamente a objetos deixados dentro das nossas viaturas entre em contato com o nosso serviço de apoio ao cliente. A Wayzor não se responsabiliza por objetos deixados no veículo aquando do termo do aluguer.

É NECESSÁRIO VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO VEÍCULO ANTES DE SAIR DO PARQUE DA ESTAÇÃO?

Sim, no momento da entrega será feita uma vistoria minuciosa ao veículo, pelo condutor juntamente com um funcionário da Wayzor, de modo a atualizar os dados constantes no contrato de aluguer relativamente ao estado do veículo. Caso encontre alguma anomalia esta deve ser reportada antes da viatura sair do parque da estação sob pena de esta anomalia ser, na devolução, da sua inteira responsabilidade na devolução da viatura.

SE ME ESQUECI DE ALGUM DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO, POSSO ALUGAR MESMO ASSIM O CARRO?

Não, lamentavelmente, nessa situação não poderá levantar a viatura nem a Wayzor irá devolver algum valor que já tenha sido pago.

POSSO CANCELAR A MINHA RESERVA?

A reserva pode ser cancelada a qualquer momento, contudo para receber a devolução integral, do pagamento efetuado, terá que solicitar a anulação da reserva com pelo menos quinze (15) dias de antecedência face à data de levantamento da viatura. 

O QUE É O DEPÓSITO CAUÇÃO E QUANTO TEREI DE DEIXAR?

O depósito caução é obrigatório para todos os alugueres e serve para fazer face a custos adicionais que poderão surgir durante o decorrer do aluguer como por exemplo: falta de combustível, danos, etc.

Este será cativado no cartão de crédito do condutor, afeto ao contrato de aluguer. O seu desbloqueio será efetuado na devolução da viatura, caso não existem valores a saldar, e ficará dependente do seu banco podendo o período de devolução ir de 15 a 30 dias.

Os valores do deposito caução estão associados à franquia de cada grupo e podem variar entre €845 e €2.800. Como exemplo o depósito do grupo A (Volkswagen up) a viatura mais económica da nossa frota é de €845.

Se não quiser que sejam bloqueados valores tão elevados pode adquirir o nosso pacote de seguros Gold passando o depósito caução a ser €300.

ADQUIRI O PACOTE DE SEGUROS GOLD NA MESMA TENHO DE DEIXAR UM DEPÓSITO CAUÇÃO?

Sim. Mesmo com a aquisição do seguro Gold um depósito mínimo no valor de €300,00 terá de ser cativado no cartão de crédito do titular do contrato. Este depósito é para fazer face a diferenças de combustível no final do contrato bem como atos de negligência como troca de combustível, perca da chave da viatura, etc.

NÃO TENHO CARTÃO DE CRÉDITO, MAS UM FAMILIAR/COLEGA QUE ME ACOMPANHA TEM, POSSO USAR ESTE CARTÃO PARA A CATIVAÇÃO DA FRANQUIA?

Sim pode, contudo, o titular do cartão de crédito terá de ser adicionado como condutor extra, ao contrato de aluguer, e terá um encargo no valor de €25.

NÃO LAVEI A VIATURA PARA A DEVOLUÇÃO O QUE PODE ACONTECER?

A viatura deve ser entregue nas mesmas condições de limpeza em que foi levantada. Neste caso será aplicada uma taxa de limpeza que poderá variar consoante o grau de sujidade que a viatura apresente. Consulte a nossa tabela de preços para limpezas ou contacte os nossos serviços de apoio ao cliente para mais informações.

POSSO SOLICITAR FATURA EM NOME PESSOAL OU DA EMPRESA?

Sim pode e este pedido deve ser feito no início do contrato de aluguer, nomeadamente na inserção dos seus dados.

Caso a sua reserva tenha sido efetuada num canal online fora do site da Wayzor (wayzor.pt) a emissão da fatura é da inteira responsabilidade deste canal uma vez que o pagamento, da reserva, foi feito a esta entidade logo a Wayzor não poderá emitir nenhum documento oficial (contabilístico) para este efeito.

SE DEVOLVER A VIATURA ANTES DO CONTRATO ACABAR RECEBEREI UM REEMBOLSO?

Não. O contrato estabelece o período do aluguer. Logo se devolver a viatura antes do estipulado não será reembolsado pelos dias em que não a utilizou.

QUEM ESTÁ AUTORIZADO A CONDUZIR A VIATURA?

As únicas pessoas autorizadas a conduzir a viatura são as que estão introduzidas no contrato de aluguer (condutor principal e/ou condutores adicionais).

Se a viatura for conduzida por condutores não autorizados qualquer tipo de cobertura extra é anulada e qualquer incidente será da inteira responsabilidade do titular do contrato de aluguer.

SAIU DO PARQUE DA ESTAÇÃO DA WAYZOR CONDUZIU UNS METROS E NOTOU QUE A VIATURA APRESENTA UM PROBLEMA O QUE FAÇO?

Neste caso deve imediatamente voltar à estação de onde saiu e reportar as suas suspeições ao funcionário da Wayzor que se encarregará de avaliar a situação e trocar a viatura caso seja necessário.

Caso não o faça e opte por seguir a sua viagem qualquer dano/avaria resultante, na viatura alugada, será da sua inteira responsabilidade e todos e quaisquer encargos terão que ser suportados por si uma vez que este será considerado um ato de condução negligente (e.g.: viaturas com embraiagem queimada).

SE FOR PARADO PELAS AUTORIDADES (OPERAÇÃO STOP) QUAIS DOCUMENTOS DEVO APRESENTAR?

Terá de apresentar a carta de condução, folha verde do seguro e declaração de circulação da viatura e em alguns casos a folha de inspeção periódica.

Estes últimos documentos encontram-se no porta-luvas na bolsa verde da Wayzor.

A perca destes documentos incorre numa coima de €250,00 e os mesmos são da inteira responsabilidade do titular do contrato. A Wayzor recomenda que deixe sempre os documentos na bolsa e dentro da viatura.

O QUE FAZER EM CASO DE AVARIA, PERCA OU ROUBO DA CHAVE DA VIATURA?

Contate de imediato o serviço de apoio ao cliente da Wayzor para que lhe informemos dos procedimentos a seguir.

A perca, avaria da chave por negligência (e.g.: tomar banho com a chave) ou roubo da chave incorre numa coima de €280 e é considerado um ato negligente.

Se houver necessidade de deslocação de uma equipa de apoio, da Wayzor, para substituir a chave junto do local onde o cliente se encontra uma taxa de deslocação será aplicada.

O QUE FAZER SE A MINHA VIATURA ESTIVER A PEDIR ADBLUE?

Adblue é um aditivo que as viaturas a diesel necessitem para reduzir as suas emissões de gases.  Se a luz indicadora acender durante o aluguer desloque-se a uma estação da Wayzor de modo a que o Adblue seja reposto ou o veículo substituído.

Convém salientar que se conduzir o veículo até o Adblue acabar o veículo irá parar e terá de contactar o serviço de apoio ao cliente da Wayzor. A viatura terá de ser rebocada o que pode incorrer em custos para o titular do contrato.

SERVIÇO DROP-BOX KEY

dropboxkey-pic1Disponibilizamos o serviço de DROP-BOX KEY que permite a todos clientes que necessitem de efetuar a devolução da sua viatura, sem check-in presencial junto com o funcionário da Wayzor ou sem terem que pagar uma sobre taxa horária, antes ou depois do horário normal de funcionamento da estação poderão o fazer com toda a comodidade e só terão que estacionar a viatura dentro do parque identificado da Wayzor e colocar a chave desta dentro da caixa indicada para o efeito.

Relembramos que a viatura continua à inteira responsabilidade do titular do contrato de aluguer até que o check-in seja realizado pelo funcionário da rent a car. Após este o cliente receberá uma notificação via correio eletrónico para o termo do contrato de aluguer.